Deputados aprovaram orçamento geral de estado estimado em 246 mil milhões de francos cfa

anp Edif.jpg

Os deputados aprovaram Orçamento Geral de Estado (OGE) para o ano económico 2022 estimado em duzentos e quarenta e seis mil milhões (246) de francos CFA, com 53 votos a favor, uma abstenção e 39 contra, durante a sessão parlamentar desta quinta-feira, 09 de dezembro de 2021.

O OGE aprovado tem um défice de 67 mil milhões de francos CFA e o governo já autorizou o Ministério das Finanças a recorrer a empréstimos.

De acordo com o primeiro-ministro, o orçamento garante uma atenção especial ao setor social, em particular a educação que registou um acréscimo de 14% e saúde.

Interpelado pelos deputados o chefe do governo assegurou que serão operadas algumas mudanças suscetíveis de dar respostas significativas a este setor.


À saída da sessão, Nuno Gomes Na Bian, salientou que aprovação do OGE representa sinal de “união”

“Isto representa união. Como tiveram oportunidade de ver e testemunhar a bancada parlamentar do PAIGC, que já há muito não convivia com este governo, esteve presente na aprovação, nas discussões e aprovação do OGE” frisou.

O PAIGC votou contra o OGE. Em reação, Gomes Na Bian considerou a posição do PAIGC como um “exercício da democracia”, para de seguida agradecer a presença do PAIGC na sessão e prometeu levar em consideração as recomendações feitas.